Contador de visitas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Resumo sobre o documentário " HOME"





Hoje dia 1 de Fevereiro de 2010 começámos a semana com mais duas horas de CLC e estivemos a ver um documentário sobre o ambiente chamado, HOME - O MUNDO EM NOSSA CASA.

Em seguida, na aula de STC, fizemos o seguimento da aula anterior escrevendo no nosso blog um resumo sobre o documentário.
Depois de ver este documentário, que fala dos nossos antepassados até aos tempos modernos e sobre a própria evolução que o nosso planeta teve até aos dias, muito educativo a nível ambiental e ao nível da sustentabilidade, concluo que este deve ser aconselhado a toda a gente que se preocupa com o meio ambiente e com o planeta em que vivemos.
O documentário focou alguns aspectos que me marcaram, tais como:
- Desde 1950 a população mundial quase que triplicou.
- Hoje em dia 70% da população mundial vive no limiar da pobreza.
- 1 Pessoa em cada 6 não tem acesso a água potável, saneamento e electricidade.
- 1 Bilião de pessoas passa fome.
- 1 Bilião de pessoas não tem acesso a água potável.
Outro aspecto que me preocupa e que deve preocupar toda a gente é o degelo dos nossos pólos. Se estes continuarem a derreter a água doce poderá acabar e a população mundial não irá sobreviver sem água doce.
A observação deste documentário leva-nos a reflectir seriamente neste tema, o ambiente, e deixa uma mensagem a todos. Os governos mundiais têm a obrigação de fazer algo para salvar o nosso planeta, assim como cada um de nós. Se cada ser humano contribuir um pouco certamente teremos um mundo melhor.
PENSEM NISTO.
«HOME» - A NOSSA CASA
Este documentário encoraja-nos a proteger o nosso Planeta. Impressiona pela beleza das imagens e é um alerta para a dimensão da destruição do nosso planeta e para a responsabilidade individual. Veja o documentário e reflicta.

IN- http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=25258&e_id=&c_id=8&dif=tv

Existem duas possibilidades de atingir este objectivo, nenhuma implica sacrifícios ou perda de qualidade de vida, pelo contrário, melhoram a saúde humana e o ambiente:
• reduzir a utilização de tecnologia - há muito que se sabe que a utilização de máquinas pelo Homem pode causar problemas. Ir para o trabalho de bicicleta em vez de ir de carro, comprar produtos com menos químicos, ter menos electrodomésticos em casa, são apenas algumas formas de reduzir a sua dependência da tecnologia;
• usar tecnologia sustentável - usar tecnologias "verdes" ou "amigas do ambiente" em vez de tecnologias baseadas em combustíveis fósseis irá reduzir grandemente o impacto tecnológico. As tecnologias sustentáveis permitem ao Homem satisfazer as suas necessidades com mínimo impacto sobre o ambiente, nomeadamente energia solar ou eólica, reciclagem de materiais, etc. Estas tecnologias não são novidade, apenas não foram implantadas por motivos puramente sociais e económicos.

1 comentário:

  1. Muito bom o seu resumo sobre o filme, me ajudou muito a fazer um trabalho escolar. Muito obrigada :)
    Continue assim ^-^

    ResponderEliminar